11.12.14

Para 2015 - O que significa o Nome?

Para 2015: Gente Comum: Agente da Missão.
Livro Pare de Sofrer (Ultimato).
Indicação de Chico Buarque e Caetano Veloso
Para 2015: O líder é melhor, maior e diferente?
O que o líder pode fazer em 2015?

“Seu nome será maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz” Is 9.6

“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz” Is 9.2
Jesus o filho, é chamado de Pai e Príncipe que gera luz. Como Deus, Ele se ofereceu e como primeiro homem ressurreto está junto com o Pai preparando a morada dos demais homens da terra.

Naturalmente o final de ano cria ambiente de gratidão, avaliação, planos e sonhos.   

Na cidade e região, na normalidade cotidiana, quando o seu nome é lido, visto ou ouvido lembra mansidão, servo, conselheiro, disponível, paz e Jesus?

Avaliando com profundidade: “Deus já se agradou do que você faz” Ec 9.7. Aquilo que os justos e sábios fazem estão sob o controle total de Deus. Ec 9.1. A avaliação é prestação de contas transparente da vida e os desafios e sonhos surgem para se iniciar um novo ano com grandes metas altas, pensando longe. Isto exige pequenos e simples começos, mas com profundidade na intencionalidade da Missão de Deus ao homem na terra.

É bom lembrar que os maiores avanços do Evangelho estão no Discipulado entre as classes menos privilegiadas das cidades. –As que não são. Pode ser parte do avivamento necessário no mundo. Existe um vazio no ser humano que a tecnologia moderna não pode preencher. Uma das necessidades mais urgentes atualmente é a fé no poder do Evangelho. A Missão urbana é uma das prioridades da tarefa missionária atualmente. A explosão urbana e um fenômeno mundial. 

Todas as pessoas de um modo geral são pobres. Todos se encontram em estado de Missão e são responsáveis pela Missão. Todos deveriam levar em si a solicitude de umas para as outras, ajudarem-se mutuamente, enriquecer-se com suas fraquezas recíprocas. Todos deveriam dar e receber. Pra isto é essencial uma relação madura baseada no Evangelho, sendo uma ComUnidade, onde se compartilha uma visão comum. A interdependência vem com uma compreensão mais profunda da natureza da Unidade em Jesus. - A vida da ressurreição

2015 promete. Promete iniciar com um movimento de discipulado que incendeie corações numa visão Missional da vida, porque a Seara é grande. Infelizmente são pouquíssimos os disponíveis trabalhadores e servos.

Jesus discipulou estratégica e intencionalmente com poucos, amando o mundo todo e ajudando a muitos. Como diz a musica do Joao Alexandre, seja comer, seja beber tudo para a gloria do Pai. 

É preciso começar pequeno confirmando o comprometimento, compartilhando e se conectando nesta visão de Reino, com total disponibilidade e fome faminta de humildade, abrindo-se para liderar ou servir outras pessoas. 

Didaticamente experimentando os elementos de transformação que inclui a verdade, a capacitação, a prestação de contas, a missão e a oração, uma vez que a convicção verdadeira leva a esta ação

Isto é tudo: Jesus ensina a pensar grande, começando pequeno e sendo profundo, entendendo que quando nós trabalhamos, nós trabalhamos e quando nós oramos Deus trabalha. Isto é abrir mão de tudo e de mim mesmo, deixando Deus sondar corações e avaliando quem somos, o que valorizamos e onde estamos. 

Assim podemos conduzir pessoas da descrença para a crença. Da crença para a maturidade e da maturidade para a liderança, de forma que os discípulos sejam bem sucedidos a darem fruto, ajudando o aprendiz para que ele caminhe sem ajuda, primeiro direcionando e dizendo o que fazer, depois preparando, encorajando e fazendo juntos, mais tarde auxiliando ele fazer quando necessário, para poder delegar pra ele fazer sozinho

O líder fiel é o disponível, interdependente, ensinável e faminto, e desta forma será capaz de ensinar a outros com o poder da comunhão como uma mãe que cuida dos seus próprios filhos, começando com força através de um plano estratégico e metas sem desprezar o dia das pequenas coisas, conforme Zc 4.10.


Edgard F Alves  

18.11.14

A Igreja do Futuro é de Sacerdotes maduros

Ovelha desgarrada vira petisco de lobo

Estamos ha 2000 anos da igreja dos apóstolos e ha 500 anos da reforma da igreja. Qual será a igreja do futuro? 

É preciso recuperar a visão de que cada cristão é um missionário ou testemunha de Jesus. 

Primeiro, entender que não existe diferença entre o missionário com sustento integral com suas ofertas e o fazedor de tendas com o seu proprio trabalho, porque eles deixam o seu ninho e seguem a Cristo e estes levam consigo seus ninhos e seguem a Cristo influenciando vidas com experiencias relacionais, como líder, sacerdote real e cristão maduro
Jesus sendo o verbo encarnado passa a viver naquele que também se encarnou morrendo com Ele para viver a vida do outro, uma vez que somente o que sofre pode curar o sofrimento do outro, podendo até falar em nome Dele, estando Nele e trabalhando com Ele, sendo que encarnar é estar de fato em Jesus, porque já não sou eu que vivo, mas Ele vive em mim, como nova criatura ou filho nascido de novo. 

Segundo, não enviar nenhum missionário para outras terras sem que eles antes sirvam de fato Jesus aqui, para não continuar incorrendo em erros e equívocos da inexperiência em ministérios sem reconhecimento ou frutos daqui. Preferir enviar o missionário fazedor de tendas que sabe se manter financeiramente por conta própria na sua própria cultura, podendo ter uma pequena ajuda de sustento sem interferir na fidelidade do propósito de sempre testemunhar de Jesus. 

Terceiro, entender que o líder e missionário fazedor de tendas não é de tempo parcial, pois tudo que faz na vida, na família, no trabalho e no lazer é intencionalmente para servir em amor ao Senhor acima de tudo, como sal e luz no dia-a-dia. "O amor tem que ser posto em prática e essa prática é servir, porque no mundo há mais fome de amor e reconhecimento do que de pão". -Madre Tereza. 
Proporcionar capacitação e mobilização de novos líderes, entendendo que não se trata de cargos, mas daquele que serve e vive pelo outro e nunca pra sí mesmo. Pensar na mobilização e capacitação do pedreiro, operário, domestico, mecânico, do adolescente, do cego e do deficiente, alem do profissional de formação superior como líder maduro em Jesus. 

Quarto, o caminho do futuro passa pela desclericalização da igreja, sem as estruturas eclesiásticas manejadas pelos profissionais da religião, formados para o exercício da liderança como cargo e não como serviço ao outro. "O bem feito é melhor que o bem falado"  -Benjamim Franklin. 
A tarefa privilegiada de pastores e mestres é treinar e conduzir líderes para a maturidade e da maturidade para a liderança, para multiplicar grupos e ministérios de desenvolvimento que estimulem os discípulos que façam discípulos fieis e idôneos. Por isto é que vale a pena insistir no ministério de todos os crentes, uma vez que o fracasso não é a queda, mas a permanência no chão. 

Liderança não é cargo, mas é responsabilidade. É um processo de influenciar com habilidade pessoas que trabalhem com entusiasmo e convicção por objetivos comuns. Habilidade é fazer líder, pois nenhum nasce pronto, podendo viver de acordo com a maturidade que já alcançou

Liderança é enorme responsabilidade. É envolver-se seriamente na vida do outro. É ser agente da missão de forma encarnacional, fazendo discípulos com a vida na vida do outro em Jesus. "Se não souber explicar com simplicidade é porque não compreendeu bem." -Albert Einstein 

Como conseqüência, fortalecer e ampliar os Grupos ou Núcleos com liderança autóctone de adolescentes, jovens e adultos, bem no contexto do bairro, da região, da cidade com liberdade de expressar o que pensam e sentem, sendo mutuamente assistido e cuidado dentro do seu próprio ambiente familiar, cultural, social e religioso. Influenciar a vida do amigo e do vizinho no desenvolvimento comunitário, relacional e de constante propagação em Jesus, podendo até existir um local comum num centro de convivência e de desenvolvimento espiritual para lazer e celebrações comunitárias. 

Edgard F Alves


2.10.14

Conviver é preciso


Compartilhando leituras e aprendizados:    "..."   É PRECISO CONVIVER. 


Mesa representa comunhao.
O Pão representa o alimento.
Sobrou Pão na multiplicação que dá pra levar alimento até os confins da terra. Não sobrou peixe, porque ele tem a espinha, carne e não dura muito, porque representa a construção, estrutura, supremos, presbitérios, igrejas e Constantino. Mas o Pão é Jesus que dura pra sempre começando aqui, no outro lado da rua, até os confins.

Mesa tem compartilhamento. Tem vida porque tem a presença real de Jesus.
Mesa tem Discipulado com os filhos, cônjuges e amigos.
Mesa tem ensino e conselho.
Mesa tem relacionamento.
Mesa tem intencionalidade Missional.

Os encontros devem ser no entorno da mesa, pois nela tem a presença real de Jesus.

Rindo de nós mesmos e do mundo que construímos ou que conseguimos enxergar.

A vida é ridícula em alguns momentos pra mim. Ou o seu Deus é pequeno demais ou você está se superestimando.

O ser humano tem melhor domínio de todas as coisas, exceto sobre si mesmo. - Winston Churchill, na conclusão do vivendo com propósitos.

O mandamento de Jesus na visão do homem é: Ame a Deus como ama a você mesmo e ao próximo, se ele declarar e mostrar sempre que te ama e te respeita de fato. O amor verdadeiro é gerado na obediência de forma incondicional.

A seqüência correta é esta de Jo 14: o que obedece, ama a Deus. O que ama, Deus o ama. O que Deus ama, Jesus se revela a ele. Quem Jesus se revela o Espirito habita no coração. O Espirito é que ensina e lembra o que aprendemos.

Imaginava que a doença do homem era a falta de sentido. Mas convenci-me de que o mal é maior. É a falta de vontade de encontrar um sentido, a falta de esperança de encontrar um sentido, o cinismo a respeito de qualquer sentido.

O sentido da vida está na sabedoria do conselho: Coma com prazer a sua comida e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz. Esteja sempre vestido com roupas de festas e unja a sua cabeça com óleo. Desfrute a vida com o cônjuge a quem ama. Não existe uma grande refeição capaz de nunca mais ter de se preocupar com a fome. Quando aprendemos a viver a própria vida já temos a recompensa. Ec 9.7-10.

Viver não é necessário, é preciso crescer.
Crescer é a conformação com a pessoa de Cristo: ser como Cristo.

Viver não é necessário, é preciso conviver.
Conviver é a dimensão relacional da unidade plural: Deus é três. Eu sou ele e ele sou eu. É desenvolver vínculos de amor e afeto.

Viver não e necessário, é preciso construir.
Construir é compartilhar com Deus o domínio sobre todo o universo criado. Onde a vontade de Deus seja feita assim na terra como no céu. É cooperar com Deus para manter o caos em ordem. Cuida do jardim pra Mim.

A adoração, o louvor, o trabalho, o sustento, o bar, o clube, o jogo, a arte, o show, o encontro, a caminhada, a festa, a viagem, o passeio e tudo que fizer tem de ter intenção Missional.

Todo cristão, ou é um missionário, ou é um impostor. Charles Spurgeon.

Edgard F Alves

21.9.14

Antagonismo da Sabedoria

Beleza física, novas atitudes com sabedoria, sem contradição

Juntando beleza física com a atitude, quase tudo dá certo, gerado pela Sabedoria.

90% ou mais das pessoas normais no mundo tem uma ligação com alguma divindade por causa da nossa origem relacional e trinitária.

A beleza aumenta com atitudes intencionalmente Missional numa vida de Sabedoria.

O conhecimento, o temor de Deus e o relacionamento com Ele é a base da Sabedoria.

Sabedoria é ter olhos puros, olhos bons, olhos que enchem o Corpo de luz de acordo com Mt 6.22 e não olhos negativados e de trevas.
Pode haver luz dentro, tendo trevas pra fora tentando servir a 2 senhores ou a sí próprio.

O coraçao está exatamente no tesouro acumulado, que pode mover-se apenas pela aparência, tornando o coração enganoso e único definidor de escolhas e decisões.

Somos orientados com o ensino e com as lembranças do que vamos aprendendo, pelo Espirito conforme Jo 14.26. Aprendemos usando e lendo a Bíblia como regra e pratica de fé. A pratica de fé é a obediência dos ensinos e mandamentos de Jesus.

Aquele que aprende e não pratica esquece facilmente o que aprendeu e erra o caminho não tendo liberdade e  nem sendo feliz, como diz Tg 1.25.

A obediência ou a prática é a base do amor. Não é o amor que alimenta a obediência, mas é a prática que alimenta e mantém o amor anos após anos.

O amor a Deus gera ser amado por Deus. Quem ama a Deus ama e compreende o seu amigo. O mundo não pode amar e nem conhecer a Deus, mas com Jesus, conseguimos entender e assumir a única verdade, o caminho e a Vida, que é o próprio Jesus.
Ao que Deus ama, Jesus se revela, fazendo nele morada do Espirito. Jo 14.17-23.

Juntando a orientação exata que temos do Espirito, discernida na Bíblia, com a presença real de Jesus no entorno da "mesa", podemos fazer escolhas e opções bem feitas até o dia em que o pecado será eliminado e tudo será perfeito de novo.

A Mesa faz parte do encontro, do núcleo, do culto e tem alimento físico e para a alma por causa da presença real de Jesus. É onde tem Discipulado na família e com os amigos.

Enquanto o dia da eliminação do pecado não chega, ainda tendemos a fazer escolhas pela nossa própria capacidade, apenas com o coração e necessidade momentânea, sem a sabedoria.

Nunca precisamos ter medo do futuro, pelas escolhas e decisões feitas com a Sabedoria do tripé: Conhecimento, Prática e Discernimento do Espírito. 


Edgard F Alves 

16.9.14

Ortodoxia e Ortopraxia

Necessidade de Mudar. 

Orto-doxia é a compreensão, a fé pura, a crença correta, necessária se vier acompanhada da Orto-praxia que é a prática, a obediência ao aprendizado de cada dia.

Toda reflexão bíblica ou teológica sempre precisou ser transportada do campo da reflexão para a prática funcional da vida cristã. O maior desafio da teologia cristã nunca esteve atrelado aos enfrentamentos apologéticos com relação às doutrinas heterodoxas, mas em aplicar na vida prática do discípulo de Cristo os ensinamentos bíblicos. De modo que, enquanto a ortodoxia – “orthos” (reto) e “dóxa” (opinião) é a crença correta, a ortopraxia -“órthos” (reto) e “praxe” (pratica) é a prática correta da crença”. Samuel Torralbo – Bereanos.

Mudanças são necessárias sempre, quando aliada à prática e obediência do aprendizado. Tg 1.22.
A reforma precisa estar sempre reformando, para conseguir manter-se reformada com os ensinos dos Apóstolos, dentro da cultura, costumes e tradições dos novos tempos.

Jesus não atendeu os seus próprios desejos e gostos, mas a vontade do Pai em suprir as carências, necessidades e amparar a pessoa em todos os sentidos: Alma (mente), Corpo (físico) e Espírito, de forma relacional, ampla e segura. Ele não ensinou a pregar, mas ensinou a orar.    

Jesus mudava e provocava mudanças.  
Os apóstolos mudavam e provocavam mudanças. 
As coisas velhas passaram e eis que tudo se fez novo. 
Esquecendo das coisas que para traz ficam, prossigo para o alvo. 

Para continuar sendo igual é preciso fazer diferente e mudar sempre. 
Os problemas, o sofrimento, os desajustes fazem parte das mudanças. 

A ComUnidade para continuar sendo de Jesus, sendo o que sempre foi precisa fazer mudanças sendo diferente para fazer diferença. 
As coisas mudam, as relações mudam, os problemas mudam, os negócios, o pais, os filhos, a família, o ambiente, o mundo se move e exige uma nova dinâmica. 

O Livro Monge e o Executivo afirma que:

“O mundo esta mudando tão rapidamente, que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas”. 

“Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se aos paradigmas passados também requer muito esforço”. 

“Novas idéias e maneiras de fazer as coisas estarão sempre sendo desafiadas, e até rotuladas como heréticas, coisas do diabo ou comunistas”. 

“Velhos paradigmas: o mundo é plano; o sol gira em torno da terra; a salvação virá se você for uma boa pessoa; as mulheres não podem votar; os negros são inferiores; a monarquia deve governar as pessoas; cabelos longos e brincos são somente para mulheres; os EUA são invencíveis; a administração boa é a centralizada ou militar”. 

O líder comprometido dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento dos outros. Servem os outros. 
Amar e doar ao outro independente das circunstancias, aceitando ser paciente, bom, humilde, respeitoso, abnegado, generoso, honesto e comprometido e não só envolvido por fora. 

Isto nos exige que coloquemos a serviço do outro, na ordem certa de Deus e não nossa ordem e tempo. Uma vez que o amor nasce e se sustenta com a prática ou obediência ao Evangelho Integral: Aprender, Praticar e Amar.
Por isto temos de sacrificar nosso ego ou até mesmo o mau humor em determinado momento. Sacrificar o desejo de explodir com alguém em vez de ser apenas firme. Sacrificar para amar e doar as pessoas que nem mesmo apreciamos, porque o mandamento é o de aprender, conhecer para obedecer, praticar e poder amar e ser amado por Deus, tendo a revelação de Jesus, com o ensino e lembranças do Espírito. Jo 14.16-23 

Quando tivermos construído autoridade com as pessoas, então assim, ganharemos o direito de sermos chamados de lideres. 

Manipular pessoas é quando influenciamos para o próprio beneficio pessoal. Mas líder – Servo, influencia pessoas para benefícios mútuos e comunitários. 


Edgard F Alves 

15.8.14

Gestão fiel é ganha-ganha

Gestor aprendiz 

Aprendendo a gerenciar a si mesmo, a serviço do outro, sabendo que temos forte tendência natural para ações erradas nos negócios, talvez buscando "segurança", porque pensando na família carregamos preocupações com o futuro, tendo sonhos e aspirações. 

Princípios que ajudam na reflexão para o êxito no auto-conhecimento servindo o outro. 

1. Ser proativo. 
Ter iniciativa para derrubar obstáculos que bloqueiam resultados. 

2. Começar com objetivo em mente. 
Uma contribuição que realmente seja executável. 

3. Primeiro o mais importante. 
Focar em poucas metas mais importantes e acompanhar o seu progresso. 

4. Pensar Ganha - Ganha 
Acordos de desempenho no processo ganha - ganha para motivar desempenhos e compromissos, onde todos ganham. 

5. Procurar primeiro compreender, depois ser compreendido. 
Escuta empática com retornos honestos e precisos. Prestação de contas. 

6. Criar sinergia. 
Solução ou decisão verdadeiramente criativa e inteligente. 

7. Afinar o instrumento. 
Liberar o potencial dos integrantes da equipe estimulando a pessoa completa. 
Corpo (físico), Alma (coração, mente) e Espirito, abrangendo todas as áreas tanto física, quanto social, mental, espiritual. 

Porque não existem dois caminhos a se seguir, nem dois planos com uma opção B. Ou somos filhos do Criador e Sustentador da vida, praticando a justiça, ou somos filhos do diabo. Os que praticam a justiça procedem de Deus e ama a seu irmão, através do irmão mais velho: Jesus. I Jo 3.

Conhecendo Jesus com profundidade e intimidade, pode-se conhecer e gerenciar a sí mesmo a favor do outro. 

Jesus se envolvia e se preocupava com a massa, com o mundo todo, mas aprofundava cada vez mais na relação com os doze, tendo apenas três mais próximos e nunca saiu de Israel para fazer a missão. 

Da mesma forma podemos começar melhor, fazendo poucas coisas bem feitas e com profundidade, porque juntos somos melhores. 


Edgard F Alves 

23.7.14

Apotegmas ou Twitters na gestáo?

Apotegmas da gestão corporativa 



Apotegmas segundo o livro "Meditatio" do pr. Osmar Ludovico, "significa falar sentenciosamente. São aforismos, frases breves, ensinamentos que eram transmitidos oralmente como orientação pratica de vida para os discípulos. 
Surgem como fruto de uma vida piedosa. São sentenças existenciais que inspiram o estilo de vida parecido com o de Jesus" 

No fundo, são os modernos “Twitters” que instruem, noticiam e motivam os seguidores ou discípulos, como: 

Os bons gestores aposentados que se prepararam desde cedo a usar bem a quarta fase ou o outono da vida, trazem consigo sentimentos de plenitude e são felizes sem agenda, tendo tempo de relacionar com afeto e significado. 

Na governança corporativa tudo é essencialmente relacional, como a comunhão e a amizade consagrada na intimidade com Deus. 

O bom gestor sabe olhar o outro com misericórdia e compassividade, por conhecer a ele mesmo como igualmente fraco, sem ser cobrador e crítico do outro. 

O líder sendo servo caminha e convive em tripé: amor, compreensão e comida em volta da mesa com os amigos ou discípulos. 

A cultura da transparência total ainda não é uma matéria assimilável com facilidade.

Aprendemos ou ensinamos não só pelo cognitivo ou mente, mas pelo afeto. 

O mentoreador de equipes sabe ter intimidade, porque procura ter no coração amizade com Deus e com o próximo independente da etnia. 

Muitos se prendem à tradição ou formação do passado e apegados a isto, os leva a permanecer estacionados sem progresso ou se perdem no tempo. 

Quem não aprendeu doar com liberalidade e alegria de coração, certamente não sabe administrar suas próprias contas, colocando a família em dificuldades. 

A doação é a declaração visível do entendimento que somos apenas administradores de tudo que o Dono criou com sabedoria e amor. 

Os negócios, a família, assim como a vida é Relacional, sendo assim, reflexão, comunhão e amizade são partes da mesma unidade. 

"Perdão gera reconciliação, e reconciliação gera paz" 

"Somos todos chamados a ser profetas para resistir ao mal e à injustiça". 

"O olhar de Jesus sempre contempla os pequenos e humildes, e é entre eles que eu quero estar". 

"Quanto mais fundo a ferida, mais fundo penetra a Graça e o consolo de Deus". 


Edgard F Alves 

12.6.14

Gestão Corporativa e Discipulado. O que tem a ver?

Sem plano B 
Sem escapatória ou sem opção 

Ensinar no caminho é diferente que ensinar o caminho. 
Ensinar o caminho é teoria de sala de aula. Mas no caminho é fazer junto, é olhar olho no olho. É relacional. É amizade. É sofrer junto. É formar laços de equipe. 

Na empresa não se consegue segurança dos controles e gestão sem o comprometimento, entendimento e maturidade de cada um, formando uma equipe coesa e colegiada. 
É um processo, fruto de uma longa caminhada de dores, alegrias e desafios
É prestar contas um ou outro com atitudes transparentes, com segregação de função, ou seja, o executivo não aprova suas próprias contas e nem é auto-suficiente. 

O caminho do Discipulado é estreito, apertado e exige disciplina, disposição e disponibilidade centrada para caminhar na contramão do sistema atual. 
É preciso envolver na realidade de quem sofre. É preciso escutar

Escuta é essencialmente relacional, pessoal e de intimidade e não se pode separar o aspecto dito secular do ambiente de conhecimento de Deus como Criador e Sustentador de todas as coisas. Não tem 2ª opção e nem plano B.  

Todos os momentos, espaços físicos, reuniões, encontros, viagens, lazer, grupos, igreja, onde estivermos, são espaços especialmente santos, porque estamos presentes nele, sob a ação direta do Espirito, que sempre apresenta e elogia Jesus, em honra e glória ao Criador de forma essencialmente relacional. 

A Lectio Divina é uma leitura orante da Palavra. A Contemplação é a auto avaliação com a aplicação da leitura observando a criatividade da criação. A Solitude é a ação para o discernimento, que podemos chamar de quarto de escuta pessoal, sendo uma necessidade diária intransferível. 

Na verdade, é como subir ao topo para em seguida descer ao vale, voltando em seguida ao concreto e ao cotidiano. 
É como subir para um encontro no alto, no monte de Deus, e logo uma descida para o encontro com as profundezas, no fundo do próprio coração. 

Ler meditativamente exige tempo de preparação, num corpo relaxado, alma apaziguada, espirito pronto e alerta. Isto gasta tempo. 

Amar primeiro a Deus e uns aos outros é essencialmente relacional e íntimo.  
Quando estamos na mesa em comunhão uns com os outros, expressamos no grupo a fé cristã com amigos reunidos, na companhia do amigo maior Jesus, por intermédio do Espirito. 

Precisamos de uma grande reforma da mente relacional e de intimidade. 
Priorizar relacionamentos não é uma opção, mas o centro da Vida pessoal e coletiva ou colegiada ou familiar. 

Para ser gestor, empresário, líder, pastor e profissional com autoridade e influencia é preciso conhecer a Deus na intimidade pela contemplação silenciosa e em consequência o nosso próprio coração enganoso. 

Deus não desiste do homem, ainda que ele se rebele, porque só Adão teve a opção de obedecer ou não. Depois de Adão todos, nos tornamos enganadores, invejosos e orgulhosos, só conseguindo vitória sobre o mal, quando estamos parecendo e imitando a Jesus, estando Nele, em confiança e entrega total. 

Gestão corporativa é como discipulado exigido por Jesus, que é servir o outro de forma pessoal e relacional caminhando juntos e sempre priorizando a pessoa incondicionalmente.


Edgard F Alves 

5.5.14

Aprendisinante. Palavra nova?

Aprender fazendo
HERESIA ou MOVIMENTO? 

Qual é a essência? 

Diante dos Movimentos da historia e dos desvios compartamentais que tornou a igreja num Monumento com grande religiosidade, é preciso reaprender e refazer a igreja nos moldes apostólicos na essência de Jesus. 

Para isto precisamos ser Aprendisinante

O QUE É APRENDISINANTE? 
Aprender ensinando.
É a interação com o conhecimento. Interagir com pratica no outro. É servir uns aos outros e de outros a um, considerando o nosso ser integral. 

O QUE É SER INTEGRAL? 
É considerar, juntando os aspectos: 
Cognitivo, inteligência. 
Social, comunhão. 
Emocional, sentimento. 
Pragmático, fazer, pratica e 
Espiritual com forte retenção

QUAL A NOSSA CAPACIDADE DE RETENÇÃO? 
Apenas 10% do que lemos. 
20% do que escutamos. 
30% do que vemos. 
70% do que vemos, ouvimos e discutimos. 
90% do que vemos, ouvimos, discutimos e fazemos. 
A capacidade de retenção é o que facilita a compreensão do motivo da ira de Deus. 

MAS DEUS AINDA SE IRA CONTRA O HOMEM? 
Sim. Todos os homens estão sob a ira de Deus e caminham para a condenação eterna. 
O pecado promove a ira de Deus, porque ofende o Seu caráter santo. 

A Boa e grande notícia é que fomos adotados como filhos em Jesus, em propiciação pelos pecados e passamos a ser vistos por Deus em Jesus que pagou o preço e recebeu o perdão do pecado. Apenas por esta Mediação de Jesus na nova aliança é que podemos fazer parte do Reino dos céus. Apenas estando em Jesus conseguimos ser justificados e perdoados Nele. 
Não existe nenhum outro plano e nem um plano B

Dt 9. 20-21 diz que Moisés atuou como Mediador e tomou o pecado, orou a Deus e Arão não foi destruído. Como Arão, precisamos também do maior Mediador feito pelo próprio Pai e Criador de todas as coisas, discernindo o Corpo de Jesus

O QUE É CORPO DE JESUS? 
Sem discernimento não existe crescimento e consistência em Jesus. É preciso do auto-exame e da compreensão do Corpo de Cristo e a Sua igreja. De entender e conhecer a intimidade na comunhão plena com Jesus. É Confiar, vibrar no coração e obedecer, relacionando com o outro, como irmãos ou filhos adotados em Jesus. 

A segunda carta de Joao v. 7-11 afirma: "que existem muitos charlatões e enganadores de conversa suave se recusando a crer discretamente que Jesus foi verdadeiramente humano. Esses não devem ser convidados para a sua casa, porque lhe fará cúmplice dele. Eles (mestres, pastores) ensinam coisas além do Evangelho. São chamados pela Palavra e tem algumas operações comuns do Espirito, mas não serão salvos". 

Copiando a Aula 14 do Curso disponível em PDF de Doutrinas Iniciais Básicas da CPV, na pagina www.cpv.org.br - Link Biblioteca - Em Documentos e Estudos - pdf: Doutrinas Iniciais Básicas - Na Lição 14: Seitas, Heresias e Denominações, temos: 

Aula 14: 
INTRODUÇÃO - No campo teológico, os hereges convertem a graça de Deus em dissolução e negam a Deus, único Senhor nosso, Jesus Cristo. Uma seita consiste num grupo de pessoas unânimes em torno de uma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções do Cristianismo ortodoxo, no que diz respeito às doutrinas centrais da fé Cristã. A Bíblia é a única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. São as seitas que negam a doutrina da trindade, sem contudo, negarem a deidade absoluta de Jesus. 

CONHECENDO ALGUMAS ORIGENS - Há muitas distorções na atualidade. Veja algumas delas: 

SÓ JESUS, ensinam que o batismo salva, erro idêntico ao da Congregação Cristã no Brasil, e que deve ser realizado somente em nome de Jesus. Esta seita provocou muitas divisões na Igreja Evangélica. Ela mesma se dividiu em duas facções, dentre elas a Igreja Pentecostal Unida do Brasil. Tabernáculo da Fé 1906-1965. O fundador era chamado pelos seus adeptos de o profeta do século e mensageiro do apocalipse. Batizam apenas em nome de Jesus e negam a doutrina da trindade. 

VOZ DA VERDADE: O conhecido conjunto musical Voz da Verdade , tem suas músicas cantadas em algumas de nossas Igrejas. Eles atacam a doutrina da trindade. Seus hinos servem para canalizar e divulgar suas doutrinas nocivas. 

IGREJA LOCAL: Seu principal líder é Witness Lee. Conhecida por seu ônibus “Expolivro” e por seu jornal Árvore da Vida, faz proselitismo camuflado, sectário, e, desleal em nossas Igrejas. Ensinam que a divindade consiste em uma só pessoa. Usam até o nome trindade, mas são avessos a esse ensino bíblico. Usam a palavra pessoa para a trindade, mas com outro sentido. 
A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz condenação (1Jo 2.22,23). 

ESPIRITISMO: O médico e professor francês, nascido em 1804, lançou a sua primeira obra O livro dos Espíritos, em 1857. Influenciado por um amigo, passou a frequentar reuniões espíritas e, por fim, tornou-se médium. Em 1858, organizou em Paris a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Adotou o nome Allan Kardec, alegando ser este o seu nome na outra encarnação. No Brasil, antes mesmo da morte de Kardec, em 1869, Luiz Menezes fundou em Salvador-BA, o primeiro Centro Espírita. 
Existem as seguintes ramificações: Legião da Boa Vontade, Ordem Rosacruz,  Racionalismo Cristão, Cultura Racional, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, além dos cultos afro-brasileiros. 
Estes últimos não se consideram espíritas, mas Allan Kardec define, como espírita, todo aquele que crê nas manifestações dos espíritos. 

NOVA ERA:  O Movimento Nova Era, também conhecido por Era Aquariana, é uma filosofia que absorve todas as religiões. É tão inclusivista quanto o Induísmo. É uma forma disfarçada de Espiritismo. 
Sua origem está intimamente ligada à Sociedade Teosófica, uma seita ocultista, fundada por um médium em 1875. Inclui: Reencarnação, esoterismo, ufologia, ioga, meditação transcendental, hipnose, clarividência, artes mágicas e todos os ramos de adivinhação. Incorpora todo o sistema espírita, englobando também as doutrinas de Hare Krishma e da seita japonesa Igreja Seicho-no-iê

MORMONISMO: É uma religião politeísta cujos adeptos usam termos cristãos com outros significados para facilitar seu trabalho de proselitismo. 
É conhecido como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No passado defendiam a poligamia como prática lícita. Apregoam que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, que há pecados que o sangue de Jesus não pode purificar. O americano Joseph Smith Jr. - 1805/1844 foi o fundador. O livro de Mórmom está acima da Bíblia. Exige-se restrição para se crer na Bíblia. 

IGREJA DA UNIFICAÇÃO: Moon nasceu na Coréia do Norte em 1920 e afirma que teve uma visão aos 16 anos de idade. Ele relatou que Jesus teria lhe revelado que a obra de redenção ainda não estava completa, e que Moon seria o único capaz de completar a obra que o Filho de Deus havia começado. O livro é baseado nas revelações de Moon. É uma grosseira imitação da Bíblia. Consideram a humanidade uma grande família em que o Pai é Deus e a Mãe o Espírito Santo. 

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: Russel, em 1874 fundou formalmente o movimento russelista. Em 1879, começou a publicação do periódico Torre de Vigia de Sião, hoje chamada A Sentinela.
O sucessor de Russel, Joseph Rutherford, efetuou 148 alterações doutrinárias no sistema de crença da seita. Dizem que ninguém pode compreender a Bíblia sem a revista A Sentinela. 

ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA: William Miller, era de uma família Batista. Em 1818, ele começou a anunciar que Cristo voltaria à terra nos próximos 20 anos. Em 1831, Miller proclamou que esse evento ocorreria em 23 de março de 1843. 
Para os Adventistas, os escritos da Sra. Ellen White tem a mesma autoridade da Bíblia. Negam a existência do inferno e a imortalidade da alma. 

CATÓLICOS: O Concílio de Jerusalém (At 15) ocorreu em 48, ou pouco depois, entre a primeira e a segunda viagens missionárias de Paulo. Embora participasse desse concílio, Pedro não o presidiu; a presidência coube a Tiago (At 15.13,19). Em 62, Paulo chegou a Roma, e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30,31). Novamente não se tem notícia de Pedro. Paulo não menciona Pedro como líder máximo em nenhuma de suas cartas. A Bíblia diz que há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (I Tm 2.5). O papa Bonifácio IV, em 610, celebrou pela primeira vez a festa a todos os santos, substituindo o panteão romano (templo pagão dedicado a todos os deuses) por um templo cristão, para que as relíquias dos santos fossem ali colocadas, inclusive Maria. Dessa forma, o culto aos santos e a Maria substituiu o dos deuses e deusas do paganismo. Leitura da Bíblia - Foi proibida aos leigos no Concílio de Tolosa em 1229. Com isso, a Igreja Católica jubilou a Bíblia, e a tradição passou a suplantar a Palavra de Deus (Mt 15.9). Voltou nos anos 1960/70 o uso leigo da Bíblia com o movimento de Renovação Carismática. Livros apócrifos - Jamais fizeram parte do Cânon Sagrado (hebraico) dos Judeus, isto é: o Antigo Testamento. A Bíblia hebraica tinha 24 livros que reordenados ficaram 39 livros - Todos os apócrifos foram escritos no período inter-bíblico, após Malaquias e incorporados posteriormente. Celibato clerical - Foi instituído em caráter local em 386, por Sirício, bispo de Roma, e imposto como obrigação vocacional pelo Papa Gregório VII, em 1074. Purgatório - Essa doutrina foi aprovada em 1439, no concílio de Florença, confirmada definitivamente no Concílio de Trento (1549-1563), mas ela já existia desde 1070. Essa crença veio do paganismo e é muito antiga, e não há espaço para ela na Bíblia. Há apenas dois caminhos: Salvação e Condenação. Tradição - Jesus criticou duramente o fato de se colocar a tradição em igualdade de condição com a Palavra de Deus, ou até mesmo acima dela. É a Bíblia que julga a Igreja e não a Igreja que julga a Bíblia. Batismo - Ele não serve para purificar ou salvar alguém. Ele é o sinal de arrependimento e serve como um marco, numa cerimônia que mostra o selo dado pelo Espírito Santo ou mostrando o pacto de Deus para com a família redimida em Cristo Jesus. Salvação pelas Obras - A salvação é um ato da Graça de Deus, e não dos méritos humanos.  

REFORMA PROTESTANTE: (século XVI) – A igreja organizada pelos apóstolos, se ramificou em vários grupos. Historicamente a igreja primitiva nasceu no dia de Pentecostes. A princípio ela era considerada apenas uma seita do judaísmo. Mas, com o passar do tempo, adquiriu identidade própria. Os cristãos foram violentamente perseguidos pelos judeus e pelos romanos. 
No século IV cessaram as perseguições, com a lei de Constantino tornando o cristianismo, religião oficial do Império Romano, com isto, muitas pessoas sem a verdadeira conversão entraram para a igreja, influenciando várias práticas pagãs. 
A partir de 1.300 o mundo experimentou um sentimento crescente de nacionalismo. Os povos não queriam sujeitar-se a Roma. Esse clima favoreceu o surgimento dos precursores da Reforma. João Wyclif da Universidade Oxford; João Huss, da Universidade de Praga; Foi Colombo descobrindo a América e Lutero na Alemanha desencadeando o movimento da Reforma. 
Paralelamente, surgiu Zwinglio na Suíça e o francês Calvino em Genebra responsável pela sistematização doutrinária e pela expansão do protestantismo no mundo. 
Na França eles foram chamados de huguenotes; na Inglaterra, puritanos; na Suíça e paises baixos, Reformados; na Escócia, Presbiterianos. 
Da Escócia para a Inglaterra, de lá, para os Estados Unidos e em 1859 para o Brasil. 



Edgard F Alves 

5.4.14

Vocação - trabalhar Com e não Para. Privilégio?

Relacionamentos
Vocação Missional

Jesus torna os seus discípulos pessoas missionais. A estratégia era de fazer seguidores maduros e capacitados por Ele para cumprir a SUA missão.

Ele chamou para estarem COM Ele. Os discípulos aprenderam com Jesus fazendo juntos, relacionando, andando pela rua, encontrando em casa, orando e tendo intimidade COM Ele. Fizeram como Jesus fez e as gerações espirituais seguintes fizeram o mesmo.

Somos enviados, assim como Ele foi enviado pelo Pai com autoridade, estando Nele, para pregar, anunciar, viver, relacionar, envolvendo COM as pessoas de modo intencional.

Andando juntos, Jesus ensinou a observar tudo o que ordenara, capacitando-os para a missão.

Não é uma vocação ou ministério com capacitação para MASSAS, mas no contexto de um relacionamento pessoal em pequenos grupos ou núcleos integrais com todas as gerações.

Jesus ensinou uma estratégia para liderança e não para membros, sendo líderes aqueles desenvolvidos somente a partir de liderança servidora e submissa.

Wesley afirmava que abalaria o mundo para Jesus se tivesse CEM líderes que não odiassem coisa alguma além do pecado e amassem a Deus de todo o coração.

Jetro em Êxodo 18 instruiu Moisés a formar grupos de 10 pessoas com seus líderes e auxiliares supervisionados em grupos de 10 líderes. Estes, pastoreados em grupos de 10 supervisores e o grande líder Moisés pastoreando um grupo de 10 pastores ou mentores, formando uma comunidade de 100.000 pessoas com intimidade relacional com Jesus, para servir o outro de forma missional e discipuladora.  

A dona de casa administradora da família, dos filhos, da escola, o comerciante, o sapateiro, o funcionário público, o empresário, o profissional autônomo e outros se tornam, em suas tarefas, MINISTROS de Deus.

O conceito da vocação sofreu uma modificação crítica com a influência do calvinismo sobre a soberania de Deus em todas as áreas da vida, facilitando o entendimento e aplicando o sacerdócio universal de TODOS os crentes.

A obediência a Jesus pode agora ser exercitada não apenas por clérigos e magistrados, mas todo homem comum elevado COM Jesus para realizar na sua própria função em todas as áreas da vida, como obediência em gratidão e amor ao supremo amor de Deus.

Cada vocação se tornou assim uma esfera de serviço para a Glória de Deus. O templo passou a ser o coração do homem habitado pelo Espírito e não as construções feitas por mãos humanas. O santo lugar passou a ser a essência da vida COM Jesus vivendo no coração e nas expressões do Corpo que serve um ao outro em amor.

Uma alteração fundamental na sensibilidade cristã, a partir da visão e da prática de influenciar o mundo sem ser por ele influenciado, fazendo da vida missional discípulos produtivos e obedientes a Jesus e não à eclesiologia, dogmas e outros domínios do poder humano.

Edgard F Alves

27.3.14

Uma Decisão Smart

Decisão SMART

Decisão X Vontade ou Desejo 

 

VIDA é comunhão e comunhão é relacionamento. O primeiro relacionamento é com Deus e em consequência com o próximo. 


Vivemos num mundo de luta, de guerras constantes. Mas em completa Paz estando em Jesus. Fomos chamados e vocacionados para agir proativamente com a Sabedoria de Jesus e em obediência a Ele em tudo e em todos os lugares: vocacionados, chamados para missionar e discipular na vida familiar, profissional em qualquer atividade. 


Para isto, é  preciso de uma decisão. Uma decisão de servir, de obedecer, de amar a Deus e de agir no meio do conflito. 


O desejo ou sonho não muda nada, mas uma decisão muda tudo. Ela precisa ser coerente, planejada e nascer do coração. Ela precisa ser inteligente, eficaz como Jesus sempre foi. 

Jesus foi "SMART" em tudo que fez e ensinou. 


O texto de Mt 10 traduz bem as instruções dadas por Jesus, de como devemos encarar a vida neste mundo, uma vez que da mesma forma somos servos e discípulos Dele hoje. 

 

A palavra 

SMART - de origem inglesa significa inteligente, esperto, moderno, vivo, fino, dinâmico. 

 

Jesus foi SMART em tudo que fez, tudo que planejou e tudo que ensinou. 

 

Pegando as 5 letras da palavra SMART pode-se definir um Plano ou Metodologia para Decisões e demais  atividades na vida espiritual, casamento, família e nos negócios. 

 

S - de Especifico. 

M - de Mensurável. 

A - de Atingível. 

R - de Relevante. 

T - de Tempo, prazo. 

 

Tem um carro de apenas dois lugares da Mercedes Benz Alemã, que se Chama: SMART. 

Ele é muito conhecido nas ruas e estradas na Europa. 

 

Este carro da Mercedes faz lembrar as instruções dadas por Jesus aos seus discípulos daquele tempo e pra nós hoje como discípulos Dele. 

 

Depois do batismo e da prisão de João Batista. 

Jesus chamou de dois a dois, todos os 12 discípulos para enviá-los, dando-lhes instruções e orientações estratégicas para suportarem as dificuldades e os obstáculos que certamente teriam pela frente. 

 

Jesus de novo foi SMART. 

Isto é: Especifico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. 

 

É bom lembrar que Sonhos e desejos não mudam nada. 

Mas uma Decisão muda tudo. 

 

Amar até a morte só será realizável havendo uma decisão firme e inabalável. 

Os empreendimentos começam com uma Decisão

 

Assim como Jesus fez. Nós também podemos pautar nossas decisões, planejamento, motivações pelo filtro SMART. 

 

Veja as instruções de Jesus no texto bíblico de Mateus 10: 

 

Jesus chamou de 2 a 2 enviando-os com as seguintes instruções

 

Um perfeito plano SMART: 

Um plano que exige uma Decisão:  

 

Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. 

 

Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo

 

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. 

 

Vocês receberam de graça; dêem também de graça. 

 

Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; 

 

Não levem nenhuma mala ou saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento. 

 

Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem. Ao entrarem na casa, saúdem-na. Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês. 

 

Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés quando saírem daquela casa ou cidade. 

 

Eu digo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 

 

Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Para um mundo mal. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas. 

 

Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. 

 

Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores, juízes e reis como testemunhas para eles e para os gentios. 

 

Mas, quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora, será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês

 

Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. 

 

Não pensem que vim trazer paz à terra; 

Não vim trazer paz, mas espada”. 

 


Edgard F Alves