10.1.14

2014 Perguntas e Respostas

2014 Feliz 
ReconeCtando bem com 2014 


MAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Chamado, tempo, comunidade, hipocrisia.

Como orar em 2014?

 

Não existe vida fora do alcance e intimidade com Jesus. 

 

DO QUE ADIANTA CRER EM JESUS E NÃO TER TEMPO COM ELE?

Ele é relacional e fala no silencio, no cicio tranqüilo e suave.
Sua dinâmica é de fortalecer o Corpo, iniciando com relacionamentos entre 4 pessoas ou 4 famílias, como Ele mesmo fez com Pedro, Tiago e João, seguido dos outros 9 apóstolos. Pedro mais 3. Tiago mais 3 e João mais 3.

COMO E QUAL É O SEU CHAMADO PARA SER DE JESUS?

Todos os crentes são chamados para trazer outros para a Vida com Ele, permanecendo aqui na terra em aprendizado e preparo para viver na eternidade em absoluta comunhão com Jesus, sem a presença do pecado, como era na criação do homem no Edem.

 QUAL A DIFERENÇA DA UNÇÃO E DO CHAMADO ENTRE OS CRENTES?

E entre lideres, missionários, diáconos, presbíteros e pastores?

Os dons dados pelo Espírito formam o Corpo e trabalha na capacitação que é feita pelo próprio Espírito, o qual concede sabedoria em todas as circunstâncias e momentos, a fim de proclamar com a vida e ensinar as virtudes e o caráter de Jesus, uma vez que ninguém é capaz e suficiente em si mesmo. Mas dentro do Corpo pode completar e edificar um ao outro, acompanhados e liderados pelos anciãos ou presbíteros regentes e docentes previamente escolhidos sob atuação do Espirito. É o vigor do sacerdóciouniversal. 

O QUE É IGREJA? QUAL É A FUNÇÃO DA IGREJA?

É a noiva ou o Corpo de Cristo, com facilitadores e apoiadores mútuos de uns aos outros, onde cada um exerce seu dom e ministério a fim de trazer outras pessoas à Vida, com respeito, dignidade, liberalidade, amor, transparência, atendendo de forma integral a vida humana.
Um Corpo de pessoas que são as moradas ou templos do Espírito, que celebram em comunidades relacionais e de comunhão em todo lugar, na família, em casas e não somente em locais específicos e especiais designados sagrados (templos).
Mas que enxergam de forma "macro" isto é, a família, o amigo, o vizinho, o trabalho, o lazer, a cidade, a região e alem mar com a mesma coerência e envolvimento de vida na vida como na família em pequenos grupos relacionais e edificantes para transformar outras vidas.
Considerando também que atualmente se vive em diáspora por causa da tecnologia, internet e globalização, com todas as culturas, tribos e raças, onde está o Corpo de Jesus.

PARA QUE SERVE A ORGANIZAÇÃO, CONCÍLIOS E FEDERAÇÕES ECLESIÁSTICAS? 

Serve como mecanismo de prestação de contas, organização representativa, corporativa e transparência da comunidade em apoio e auxilio nas iniciativas, conexões, contextualização e contemporaneidade dos projetos para formar o Corpo de Cristo ou igrejas locais, que visam trazer novas pessoas para a Vida em Jesus.
Saindo fora do foco da Missão de Deus em Jesus, seria construir na areia ou em si mesmo, tornando ineficaz, inoperante e stressante toda organização ou metodologia, num ambiente de hipocrisia que tende a ser forte e auto-sustentável, exigindo até adoração e reconhecimento pessoal dos fieis. 

O QUE É HIPOCRISIA? E COMO POSSO ORAR COM EFETIVIDADE SEM HIPOCRISIA?

Hipócrita é o Ator ou o personagem que representa uma religiosidade distante de Jesus.
Jesus mesmo começou dizendo como não se deve orar, ensinando orar em 5 pontos chaves:

   1. Pai nosso, santificado seja o Teu nome. . .

Quer dizer que precisamos ao orar, dar a Deus em primeiro lugar a honra devida como Pai, Criador, Soberano e cuidador de todas as coisas. Honrar o Seu nome por causa da Sua transcendência e imanência. Grandiosidade e intimidade. Altura e presença real ao mesmo tempo.

   2. Venha o Teu Reino. . .

Quer dizer que precisamos viver aqui o Reino implantando por Jesus na terra. Que este Reino se estabeleça sobre nós mesmos, sobre os amigos e sociedade por quem oramos. Reine sobre a situação contrária e circunstancias, priorizando a vontade e os desígnios de Deus sobre tudo que estamos envolvidos.

   3. Dá-nos o pão de cada dia. . .

Quer dizer colocar as necessidades aos pés da cruz. Colocar no altar as questões e necessidades especifica como sustento, stress, ansiedade, dúvidas, decisões. As coisas mais comuns e corriqueiras, doenças que afligem e até as coisas mais complexas, sabendo que a vida é sustentada por Jesus. Clamar pelo socorro e favor de Jesus, entendendo que o Senhor já conhece todas as necessidades.

   4. Perdoa as nossas dividas, assim como perdoamos. . .

Quer dizer focar no perdão porque todos nós somos pecadores. Se confessarmos, Ele é fiel e justo para esquecer e perdoar. O diabo não tem o poder de afetar profundamente a vida com Jesus. O mundo não pode destruir a nossa vida com Jesus. A carne também não consegue destruir. Mas o diabo usa o mundo e a carne para afastar da comunhão e intimidade com Jesus.
Pecado é tudo aquilo que fere a vontade ou lei do Senhor.
Sondar a vida, confessar e pedir perdão livra o coração da amargura porque também se perdoa o devedor. O Espírito traz à consciência todo pecado para ser confessado com a certeza do perdão cheio de Graça.

   5. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o Reino, o Poder e Gloria para sempre. . .

Quer dizer que Deus é mais sábio e poderoso que nossas perguntas e inquietações. Pelo seu poder é que nos sustentamos, nos trazendo livramento e proteção contra o mal. Sem o Poder nada será vencido.
Quando estamos fracos é que manifestamos o Poder de Deus. Todos são derrotados com o sopro de Deus.
Podemos orar apropriando do poder de Deus para ser instrumento Dele na transformação de vidas (do oikos) pelo caráter ensinável de Jesus.

Edgard F. Alves 

2 comentários:

  1. Caro Edgard,
    Enxergar a oração, devidamente inpirada na oração de Jesus, como um remédio e antídoto contra a hipocrisia é um preceito valioso. Vejo essa oração libertadora como fundamental para uma vida equilibrada e sincera entre devoção e comunhão como John Scott pregava. Fico grato por esse artigo apresentar esse preceito de forma tão elucidada.
    Um abraço,
    Daniel S Chaves

    ResponderExcluir