10.1.26

TEMPO É VIDA

TUDO TEM O SEU TEMPO

O essencial (ou espiritualidade) é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração. Uma coisa que não vale a pena é viver sozinho.  - Sem a conexão espiritual é tudo correr atrás do vento. Tudo tem o seu tempo. As pessoas não são melhores que os animais - Ec 3.18. 

    Viver sozinho, é viver sem família, sem amigos, sem conexões prazerosas, sem apoio e sem apoiar, num intenso trabalho para obter riquezas, que é pura ilusão, sem aproveitar as coisas boas da vida, Ec 4.8. 

    Nada é melhor, que a gente com gente, tendo prazer no trabalho, aproveitando as coisas boas da vida, Ec 3.22. Não é para obter riquezas, prestígio ou reconhecimento com domínio sobre as pessoas, Ec 4.8. É trabalhar no princípio da comunhão, sentir e servir o outro, ligado na essência da espiritualidade com Jesus apenas. 

    Ec 3 diz: -Tem o tempo de nascer e de morrer, de odiar e de amar, de guerra e de paz, de plantar e de colher, de derrubar e de construir, de ficar triste e de ficar alegre, de chorar e de dançar, de espalhar pedras e de ajuntar pedras, de abraçar e de afastar, de procurar e de perder, de economizar e de desperdiçar, de rasgar e de remendar, de calar e de falar. 

    Prazeres e machucados, é que vão nos tornando reais com o passar do tempo. Uma nova vida depende inteiramente de outra pessoa. 

    Sem exceção, todos nós fomos chamados, ligados e relacionados com a nossa missão de vida. Toda pessoa tem um chamado, para nos tirar de algum lugar para outro lugar, para que saibamos de onde sair e para onde ir, aceitando a intimidade relacional em plena comunhão, acolhimento e mutualidade, na essência com Jesus e servindo o outro, por reconhecer a graça do perdão. 

    É no mundo onde estamos, que se vive a missão e não na igreja, torres, templos ou placas religiosas. Um pequeno grupo relacional é uma igreja, onde se ouve e é ouvido criando a comunidade. 

    Saber sobre Jesus e teologia, não é o mesmo que conhecer Jesus. É no silêncio e na solitude do quarto de escuta secreto, que somos sondados e examinados no fundo da alma. A cultura moderna é do princípio narcisista, individualista e consumista. 

    Encontros se caracterizam pela simplicidade, programa informal e convivências intensas, no entorno da mesa, priorizando o ouvir, escutar, mexendo com a alma e coração no ritmo da vida. Espiritualidade é inteira e integral, nascendo algo bom na roda de conversas. 

    É preciso manter o coração aberto, na escuta, na solitude e na meditação, ficando seguro e longe, do domínio exercido por satanás e seus anjos neste mundo, que ainda continua desejando destruir o Reino, mas que será integralmente completado na volta de Jesus. 

    Assim como a luz é melhor que a escuridão, a sabedoria é melhor que a tolice. Os tolos andam na escuridão e todos morremos, tanto os sábios como os tolos. Ec 2.13-16. 

    Reflexão, meditação e o silêncio nos ajudam aprender ouvir e sentir, usando o lado direito do cérebro, para alcançar o coração. Ouvir é a mais profunda expressão do amor. Intimidade com o Pai é um mistério, em descobertas que acontece no cotidiano. Construir relacionamentos é um passo rumo ao desconhecido. A ceara está pronta para colheita, sem precisar adiar para amanhã ou depois, é começar agora, sem procrastinação ou adiamentos. 

      Resumo de leituras: “Livro de Eclesiastes”. Edit ULTIMATO: “Revista 416”, “O cultivo da vida cristã- meditação 1ª João”, “Meditações diárias- Caminho do Coração”. Edit MC: “Formação Espiritual- Um caminho da fé, vida e missão”. Edit Reflexão “Uma jornada de oração- Na vida de Abraão”. LBC-Inst Bras Cultura: “O pequeno príncipe”. “Revista Vida Simples 286”. 


Edgard F Alves. 

Um comentário: