O que eu
quero para 2013?
A idéia do ideal é ter culto na vida e a partir daí vir o restante.
Esquecendo-me das coisas que para traz ficam prossigo para o verdadeiro alvo, como diz Paulo aos Fp 3.
Esquecendo-me das coisas que para traz ficam prossigo para o verdadeiro alvo, como diz Paulo aos Fp 3.
Sou convidado
a perseguir o caráter de Jesus em 2013.
Sou advertido
que fixar no passado retira as possibilidades de desenvolvimento e maturidade
para o serviço e facilita ao pecado.
"Os
pecados Não são as coisas objetivas, mas o somatório de como eu me conduzo na
vida!" disse Ariovaldo Ramos. O que eu faço com o que eu creio.
O que de fato
conta não é aquilo que eu creio, mas aquilo que eu creio o suficiente para
colocar em prática. Jesus pede muito mais que crer em coisas certas. Ele pede
obediência e prática da justiça, submetida na Graça,
estando sobre a lei, dentro da grande Comissão e não dentro da igreja, sem as mentiras do mundo.
Há 3 tipos de
mentira: a mentira, a mentira deslavada e as estatísticas.
Richard Stearns disse que tem amor e ódio com as estatísticas.
É certo que
Deus quer ver a autenticidade da nossa fé colocada em ação, não o vazio de uma
fé sem obras ou o engano dos números da estatística com estagnação da fé.
Estagnar é
achar que não precisa melhorar em nada. Fixar nos erros e fracassos ou nos
sucessos do passado, poderá danificar o alvo para 2013 sem ideais.
Ideais
alteram o mundo. O idealista assume idéias e tem o alvo numa vida rica de
entusiasmo, sempre pra frente crescendo no caráter de Jesus.
Este alvo não
inclui a igreja com "i" minúsculo (organização) nem os ajuntamentos,
reuniões e cultos comunitários, mas o culto de vida na vida, na família, no
trabalho, nas férias e lazer. Inclui o Reino, a
justiça, a esperança, a eficácia, o relacionamento, a
transparência, a igreja com "i" maiúsculo, que gera em conseqüência a
celebração comunitária na igreja e a mútua prestação de contas.
Lembrando que
mesmo que um líder ou pastor seja preparado para aplicar bem a verdade, de
forma eloquente, convincente e carismática, isso não significa que ele faz
prestação de contas da sua vida pessoal.
Que em todo ano de 2013 eu sofra o efeito do quarto de escuta, da intimidade com Jesus, do tempo reflexivo e contemplativo. Para gerar culto na vida e culto de vida na vida do mais próximo pelo discipulado e em consequência o relacionamento com o "oikós" estando num núcleo numa casa e na celebração comunitária semanal, para poder voar e experimentar um pouco do que será real nos novos céus e nova terra.
Que em todo ano de 2013 eu sofra o efeito do quarto de escuta, da intimidade com Jesus, do tempo reflexivo e contemplativo. Para gerar culto na vida e culto de vida na vida do mais próximo pelo discipulado e em consequência o relacionamento com o "oikós" estando num núcleo numa casa e na celebração comunitária semanal, para poder voar e experimentar um pouco do que será real nos novos céus e nova terra.
Realmente é um desafio: Viver o que creio. Nosso discurso sempre é "lindo" e direcionado pra fora e convertê-lo para nós mesmos a ponto de praticá-lo é e sempre tem que ser nossa meta.
ResponderExcluirOk. Toni. Aqui estamos na i-greja militante, local, humana que só tem sentido se for consequência de estarmos na I-greja triunfante e vitoriosa com Jesus. Abr.
ExcluirTexto muito relevante, Edgar. Obrigado!
ResponderExcluirValeu Lissander. Abr.
ExcluirQue o fruto do nosso Quarto de Escuta em 2013 seja obediência ao Pai e cada dia mais parecidos com o Jesus Cristo!
ResponderExcluirQuero esse 2013 para mim e minha família, enxergando e vivendo a vida em Cristo sem os adereços e penduricalhos que a igreja pendurou ao longo dos séculos, transformando os ajuntamentos numa reluzente árvore de Natal artificial. Vivamos 2013 com autenticidade e propósito, com leveza e visão.
ResponderExcluirObrigado, Edgard!
Jóia Affonso. Lembro que Paulo disse ser benção de Deus o espinho. Quando era fraco aí era forte. Me glorio nos sofrimentos. Jesus disse que preciso morrer pra mim mesmo para que Ele viva em mim. Abrandado. Edg
ExcluirEdgard,
ResponderExcluirOntem na celebração comunitária, meditamos na seguinte pergunta: O que fomos e fizemos em 2012? E o que seremos e faremos em 2013? Usamos o texto de Marcos 2.13-14. Ficamos impressionados e desafiados com o modelo de vida proposto por Jesus, e, infelizmente, muitas vezes, distorcido pelas práticas, programas e ativismo de algumas igrejas e "crentes". O discipulado hoje em dia, quando existe, é só mais um programa, com começo, meio e fim. O ser, e fazer discípulos deve ser a vida do discipulo e consequentemente da comunidade. Após a mensagem, reassumimos algums compromissos e desafios para 2013: 1) Continuar vivendo os ideais do reino de Cristo. 2)Continuar sendo intencionais, na formalidade e iformalidade. 3) Continuar perseverando na vivência de uma fé,primeiramente, pessoal, autêntica, acolhedora e relevante para nossos dias. 4) Continuar aproveitando todas as oportunidades e desafios para tornar Jesus conhecido, pela vivencia, relacionamentos intencionais e anuncio contextualizado do Evangelho.
O seu artigo é edificade e desafiador. Agradeço pela oportunidade de recebê-lo. Ele serviu para elucidar e alicersar ainda mais a convicção de que: Eu quero continuar sendo um discípulo discipulador em 2013,2014...
Abração
Feliz 2013 para você e toda família
Paulinho, Marina, Micael e Drússila.
Muito bom Paulinho. Quando me refiro a i-greja penso na institucional, organização. Quando me refiro a I-greja penso no Corpo de Jesus, que obedece o mandato cultural e missional em todo lugar e em todas as i-grejas. O ministério fracassado aos olhos humanos é o ministério de sucesso aos olhos de Deus. Satanás nos induz ao ministério de sucesso, cheio de seguidores. Temos de vigiar muito. Quero aprender mais sobre isto num ano sabático. Abraço. Edg.
ExcluirTô contigo, Pai! Você é exemplo sim! E falo, sem medo, que devemos te imitar assim como você imita a Cristo. Sei que você busca de todo coração ser como Jesus é, apesar das suas falhas. Quando criança achava que você era exatamente como Jesus e não consegui ver falhas em você. E isto porque você sempre foi provocativo e questionador, assim como Jesus era. Os "seus" não o quiserem e o perseguiram até a morte. Tenho certeza que o que você busca é vida de intimidade com o Eterno, e o seu galardão te espera na eternidade. Agradeço a Deus pela Esperança! Jesus está voltando! Maranata!
ResponderExcluir