16.10.25

ALTRUÍSMO

É O CONTRÁRIO E DIFERENTE DO EGOISMO 

Mt 22 cita que se deve amar o amigo como se ama a sí mesmo. 

   Com a ideia e a proposta de Lúcifer, nasceu a forte tendência natural contra o aspecto comunitário, social, relacional, amizade, cooperação, trabalho produtivo e sustentável, criando uma cultura individualista de domínio e superioridade. 

   A intervenção contra Lúcifer, permitiu que toda humanidade cheia de orgulho e egoísmo, retornasse ao relacionamento com ampla maturidade, em total liberdade de escolher e voltar ao Reino e Sua Justiça, sem nenhum pagamento, vantagens, recompensas, sacrifícios ou ações de atrofiadas por barganhas. 

Tudo totalmente de graça, através da presença real do homem Filho, Jesus, que por 33 anos, ensinou o que é amar o outro, servir, acolher, trabalhar e apoiar, podendo ser imitado e copiado com sua vida de total maturidade, como o maior Altruísta da história. 

Altruísmo é o modelo e exemplo máximo de Jesus. Altruísmo significa ajudar alguém em dificuldade sem nenhuma recompensa ou troca, ter compaixão por uma sociedade mais justa, doando tempo com empatia, solidariedade e capacidade de se colocar no lugar do outro, com equilíbrio pessoal e maturidade. 

A maturidade se revela pela obediência, num alto nível de espiritualidade na vida, dia a dia ouvindo e sentindo a presença intercessora e orientadora do Espírito, que permanece dentro de cada um que escolheu aprender, ensinado pelo que Jesus fez, num processo de acolhimento, intimidade, oração, meditação, contemplação e comunhão em amor ao outro. 

Todas as orações são bem atendidas com o coração ligado no Espírito, tendo sempre retorno e resposta de tudo que é pedido, se no fundo tem como resultado ou objetivo final, focado na essência pelo Reino e Sua Justiça, com maturidade na instrução do Espírito, que alimenta cada um diariamente, livrando todos de todo mal, mas ficando sem resposta ou retornos, os pedidos e intercessões, quando feitos pelos naturais interesses egoístas. 

A justiça é o projeto do Reino de resgate pela Graça, que é de graça, sob o completo reinado a partir do dia da volta do Filho Jesus, quando tudo será recuperado. Não existe nada possível de se fazer pessoalmente ou em organizações, missões ou em grupos religiosos institucionais, que consiga melhorar o projeto de resgate instalado. 

Indo, enquanto vai, seguir ensinando e formando discípulos, é a missão de cada filho adotivo em Jesus, num tipo de ‘jesuszinho’, que espiritualmente fica bem focado em tudo que se faz e em todo momento, na essência do Reino, quer seja com a família, amigos, estudos, lazer, viagens, pesquisas e no trabalho profissional comum, sendo sacerdote missionário esperançoso, até a conclusão do grande Projeto “Venha o Teu Reino”. 

É orar sendo Altruísta na terra como Jesus, tendo alimento espiritual diário, o pão de cada dia, para livrar-nos de todo mal. Orar não é num camarote ou numa peça teatral, mas numa intimidade de comunhão reflexiva, em conexão entre o que fazemos e o que o Pai faz. Não se pode pedir perdão, sem perdoar os outros e amor sem amar o inimigo, pois a Sua glória será para sempre, unindo tudo que existe na terra, como nos céus. 

Edgard F Alves