É O CORPO COMO CASA, LOCAL OU TEMPLO DO ESPÍRITO.
I-Co 6.19 diz: o corpo de vocês é
santuário do Espírito Santo que habita em vocês.
Jesus sendo questionado pelos Judeus, eles Lhe perguntaram: Quem é Você para destruir um templo que gastou 46 anos para ser construído e dizer que o reconstruirá em 3 dias?
Só mais tarde, é que perceberam que Jesus estava falando do Seu próprio corpo e da Sua ressurreição em 3 dias.
Com a ressurreição e a descida do Espirito, o nosso corpo assumiu as funções do templo antigo, numa casa de Deus, concentrando a atenção na real presença em conexão com Jesus, agindo no meio dos que crerem, tornando assim, todos sacerdotes e sacerdotisas comunitárias relacionais, para o trabalho missional indo ou onde estiverem.
Desta forma, os trabalhadores e profissionais na missão, visitavam diariamente unânimes, partindo o pão de casa em casa, tomando as refeições com alegria e singeleza de coração, em volta das mesas, atuando neste mundo perdido, de forma subversiva.
Distribuíam as suas produções com os outros, na medida da necessidade de cada um, num comunismo que ganha a simpatia e a afetiva amizade com todo povo, e Deus pelo Espírito é quem age, orienta e convence, habitando em cada um com Jesus, acrescentando os novos de coração. (At 2.42-47).
É lembrar sempre que o nosso corpo é o próprio santuário do Espírito, que está em cada um, para o pleno exercício do trabalho missional, nada por interesse pessoal ou vaidade, não por sí mesmo, por sua própria conta, pela formação ou condição especial, mas com e por Jesus apenas, que diz: Quem serve o outro, serve é a Mim diretamente. (Mt 25.40).
O corpo conectado com a mente e coração, é o lugar onde o Espírito age, atua, dirige, orienta, transforma e usa para que o outro vendo, se convença, entendendo, observando e escutando o Espírito sem parar, servindo com amplo envolvimento missional direto, e constante em tudo e em todo lugar, indo ou enquanto vai, acolhendo com as próprias limitações as necessidades de cada um, em comunhão e compartilhamentos, numa comunidade relacional para a vida com sentido.
Edgard F Alves
