9.4.25

PRE-OCUPAR COM O DIA DE AMANHÃ?

CONFIAR NO FLUXO DA VIDA FOCANDO NO PRESENTE   

          A música “Tocando em Frente” de Almir Sater: https://www.letras.mus.br/almir-sater/44082/ tem a sabedoria e ajuda entender, a não se preocupar com o peso do amanhã. O presente é uma habilidade poderosa que faz toda diferença, vivendo um dia de cada vez e não deixando que as preocupações do amanhã roubem a paz de hoje. 

Sempre promovendo sem cessar, uma reflexão para continuar neste espírito tranquilo. Quando nos concentramos excessivamente no futuro, gastamos energia e tempo preciosos, tentando controlar algo que ainda não existe, e que muitas vezes está fora do nosso alcance. 

          É claro que planejar é importante, mas há uma linha tênue entre estar preparado e se perder em coisas que talvez nunca se concretizem. Cada dia traz sua própria porção de desafios e alegrias, e aprender a viver o agora com empatia, acolhendo o diferente, pode nos libertar das correntes invisíveis que as preocupações podem criar. 

          Confiar no fluxo da vida e focar no presente é um exercício diário, que só funciona tendo a presença, sentindo as instruções e orientações do Espírito, que Jesus deixou habitando e acolhendo cada um nas suas necessidades, pela oração, meditação, contemplação, gratidão e reflexão com boas leituras, conforme escrito em Fp 3.13-16 e 4.6-7. 

O tempo não é nosso. Não temos nenhum controle e força, para saber ou definir até quando estaremos vivos, ou quando será a volta de Jesus para completar a instalação do novo mundo. É bom sempre lembrar da fala de Jesus no sermão do monte em Mt 6.34. 

          Refletir sobre o presente, é um convite para a conexão mais profunda com a vida. Muitas vezes a nossa mente tende, a vagar pelo passado e ao futuro, mas o presente é o único momento em que podemos realmente agir, sentir e existir plenamente, na integridade do 1)-Corpo, 2)-Coração-Mente-Alma e 3)-Espírito, apreciando e observando os pequenos detalhes, como a luz do sol, o vento, a música, o respirar, as belezas animais, as plantas, os sorrisos, os sabores diversos e toda a natureza, com o coração de amor que é a nossa existência. 

Edgard F Alves