11.3.24

OSCILAÇÃO DA VIDA

DIAS DE FRIO E DE CALOR, DE ALEGRIA E DE TRISTEZA

            É aprendendo a navegar pelas fases do viver, sem separações diretas e retas, tendo experiências variadas, sendo umas tristes e outras alegres, mas sempre dando valor ao que já foi conquistado com gratidão e amor. 

            É reconhecer nossas limitações, estando abertos a novos aprendizados em atuações regulares, rotineiras e ordinárias no coletivo com empatia, para que o extraordinário aconteça na ação direta de Deus em Jesus, pela direção real do Espírito, que trabalha com a nossa alma, mente, coração em sintonia com o nosso corpo físico. 

            Observando bem, se percebe as divergências naturais em autodefesa na busca da proteção entre algumas aves, sabendo não ser possível, delas voarem apenas só com uma asa. Relacionar é escutar estando juntos, apoiando uns aos outros, uns nos outros com empatia em duas asas, tendo surpresas agradáveis. 

            Humanamente, o mundo inteiro sofre com a autodefesa e individualismo, com a separação, discriminação, manipulação, engano, soberba, competição, que gera polarização, revelando a rebeldia humana, pelo orgulho, valorização, idolatria ao dinheiro e não sendo possível caminhar sem a mutualidade relacional em duas asas. 

            É ilusão ter a perfeição de todos, mas é preciso trabalhar ativamente, com iniciativas próprias sem procrastinação e se conhecendo bem por dentro, sem egocentrismo que pode impedir o entendimento de que a nossa realidade, não é a realidade do outro, uma vez que existe um mundo de possibilidades fora da nossa própria moldura. Se ficarmos somente no que estamos sentindo, ficará tudo longe da prática para a empatia e sem o acolhimento ao necessitado. 

            Bom relembrar que sempre continuamos com novas experiências, aprendendo na intensa peregrinação neste mundo, que exige relacionamentos com todos indistintamente, sem discriminação, num trabalho coletivo de equipe, capacitando um time vencedor. Nossa trajetória de vida é de momentos bons e ruins, erros e acertos, alegrias e tristezas, até amando os inimigos. 

            É preciso se conhecer por dentro, para conhecer a Deus com convicção e confiança, sempre esperançando no caminho da amizade, em parcerias de cooperação integrativa, tipo familiar, zelando pelo desenvolvimento e atendendo aos necessitados, sem se contaminar, ou sem se filiar ao lado do engano e da mentira. Nossa história não começa com a gente, mas com a da nossa família, dentro e fora do lar. 

            Esta grande polarização mundial, surgiu a mais de dez mil anos antes da criação do primeiro homem, Adão, do qual temos a genética até hoje. Foi quando vários anjos parceiros da criação, que auxiliavam com bons cuidados da natureza, ficaram dominados pelo líder Lúcifer, que tentou dominar tudo, criando um caminho separado e divergente, tornando-se grande inimigo do Criador. Mais tarde, mentindo em forma de serpente, convenceu o homem a escolher seu próprio caminho, saindo do caminho leve do amor. 

            É preciso saber viver caminhando bem de forma leve e divertida para tudo ser sustentável em amor. O tempo passa e nós voamos, exigindo sempre enfrentarmos a vida observando e zelando pelas novas oportunidades, e desta forma é que decidi escolher deixar todo trabalho na UFV, depois de seis anos aposentado formalmente, para atender novas realidades e outras necessidades. 

Edgard F Alves