RE, é um prefixo latino que antecede o verbo indicando: Fazer de Novo. Dedicar a algo novo, traz saúde para a mente.
Carlos
Drummond de Andrade, escreveu que observar uma flor ou plantinha de uma
rachadura no chão cimentado, podemos sentir o cotidiano da benção e absorver um
instante da vida com Graça.
São Francisco de Assis, orou assim: “Senhor, dá-me força para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não pode ser mudado, e sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.
Somos todos chamados e convidados para apoiar, expor e facilitar estando juntos para movimentar e promover o crescimento exclusivamente na Graça, que é o favor sem nenhum merecimento pessoal, de forma incondicional, sem discriminação ou rejeição do outro, valorizando a grande diversidade e valores existentes em cada um.
É no cafezinho ou no entorno da mesa, que se ouve, escuta e se interessa de forma inteligente, passando na frente do tempo, com alegria, afeto, leveza e emoção mútua, numa melhoria em contínuos recomeços, sempre aprendendo coisas novas e desenvolvendo novos recursos e novas habilidades.
No fundo, tudo acontece no replantio, no repensar, no rever as coisas, no resguardar com cuidado, para resgatar valores e para reestruturar a organização e a própria vida, permitindo crescer sempre refazendo ações com os novos contextos e novos valores para constante e permanente crescimento seguro, consistente e sustentável.
Rever, Repensar, Recomeçar e Reestruturar são coisas sem fim para a vida toda, lidando com as próprias delicadezas, sempre com diálogo aberto, porque nem sempre sabemos lidar com a dor do outro, uma vez que tudo que pensamos ou vemos de ruim no outro, existe em nós também. Ninguém sabe tudo e ninguém é perfeito sozinho.
A perfeição é impossível com a natureza humana falível, pois somos todos iguais com a mesma origem, que exige atribuir valores contextuais novos a elementos antigos, como hábitos, coisas, relações e prioridades, sempre atualizando, mudando algo e desapegando do ego, para reestruturar o que já foi um dia estruturado, tipo de uma ponte ou construção que pode sofrer corrosão com o tempo, idade e experiências vividas.
No fundo, é entender que o céu se liga e se conecta bem diretamente com a terra, gerando firmeza no caminho da esperança a partir da família em casa, aguardando novos céus e novas terras, formando juntos um time ou equipe coesa que se envolve profundamente em melhorias, para apoiar o outro, o amigo ou vizinho com empatia, primando pela espiritualidade latente, ficando sempre atento para o sentimento de crescer continuamente, em parcerias que zelam pelo seu entorno, seu bairro com sustentabilidade ambiental que agrada o Criador, recuperando o Éden inicial até o final, quando acabará o arco íris, na volta de Jesus pelo governo único e completo da Trindade.
A excelência é com a leveza construída pela atenção, acolhimento e cuidado na contextualização com as novas gerações o tempo todo, na vida toda, sem se tornar um martírio ou peso insuportável e sem o equilíbrio, tentando ser feliz a qualquer custo.
Há momentos de reestruturar, refazer e há momentos de crescer.
Edgard F Alves