Caráter e vocação - listando virtudes
“Inspirar e Expirar” separando da rotina e correrias, para entrar em solitude na meditação, equilibrando interior e o exterior para aprender escutar e valorizar virtudes. Ninguém consegue viver e andar sozinho, isolado.
Somos todos diferentes uns dos outros. O equilíbrio pessoal é diferente para cada um dentro do seu próprio limite pelas próprias experiências.
Caráter,
competência, qualidade, vocação, chamado e direcionamento fazem parte na busca
das virtudes para uma vida saudável, leve e simples, sendo vital o equilíbrio
das forças necessárias para qualquer virtude.
Algumas virtudes humanas que podemos buscar e valorizar: serenidade, temperança, docilidade, prudência, discernimento, bondade, justiça, paciência, sinceridade, pontualidade, resiliência, respeito, modéstia, confiabilidade, coragem, perseverança, disciplina, simpatia, empatia, amabilidade, sensatez, solidariedade, companheirismo, dedicação, generosidade, criatividade, integridade, compaixão, humildade.
Equilibrar é saber gangorrar bem.
Em
desiquilíbrio podemos ficar demasiadamente pacientes gerando apatia,
postergação sem retornos e sem criatividade, sabendo que a coragem em excesso
pode gerar imprudência, que a justiça sem compaixão se torna tirania com
punições severas, sendo então necessário buscarmos o equilíbrio em todas as
virtudes.
Serenidade é a virtude mágica, sendo a que promove o equilíbrio entre as diferentes qualidades, uma vez que tudo precisa de uma dosagem adequada, não só para os remédios, comida, trabalho.
É na meditação, no silêncio em solitude no quarto de escuta, que se obtém a força interna, para equilibrar com a força externa, que em desiquilíbrio pode levar à autodestruição pessoal, tensão e doenças, que retiram as conexões relacionais de confiança em famílias e amigos.
Lembro que Paulo nos versos 2 a 6 de Efésios 4, mostra várias virtudes num foco único: Humildade, Docilidade, Paciência, Suportar um ao outro, Amoroso e Pacífico, tendo firmeza e força num só Corpo, num só Espírito, numa só Esperança, num só Senhor, Fé, Batismo e um só Pai de todos.
E Jesus
nos versos 19-20 de Mateus 5, disse: Todo ensino sem se mostrar na própria
prática vivencial, não vem de Deus, e nem tem a ação do Espírito.
Edgard F Alves