9.2.22

O MISTÉRIO DA CASA

 O que fazer na casa aqui? Onde e como viver neste mistério? 

    Mistério é o espaço Interior onde Deus mora. Onde mora em nós é o mistério, que nos faz estar na Sua casa. Como em toda arte, é preciso treino, tendo um caminho único a ser percorrido por cada pessoa, que cresce e envelhece a cada dia, começando na infância. 

    É se conhecer na sua casa por dentro, no coração, na mente, tanto na vitória como no sofrimento, compreendendo as limitações e tendências naturais humanas desde o ‘édem’, e não no fazer, executar, trabalhar ou naquilo que se acrescenta servindo o outro ativamente pensando ser capaz de se realizar tudo. Às vezes acontece até na expectativa de reconhecimento ou elogio, como compensação ou retribuição de bênçãos recebidas ou querendo receber, sem assumir o Dono da casa que faz tudo acontecer de graça, envolvendo a lei e a graça. - Salmo 37.5: Entrega o teu caminhar ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará. 

    A música: ‘Não tenha sobre ti’, de Paulo Baruk diz, É Meu somente Meu todo trabalho, e o seu trabalho é descansar em Mim. – Tudo confirma o nosso caminhar seguro para novas decisões, confiando que TODAS as coisas cooperam sempre para o bem, dos que conhecem como casa do Senhor. 

    Citação: “Viver é estar sozinho. A sós com Ele. O Criador é aquele que nos envolve totalmente com sua proximidade amorosa e salutar. Ele está em nós, fazendo íntima a nossa casa, sem precisar ter medo da solidão ou estar a sós e assim voltamos para viver”. 

    Orando: - Dentro desta pandemia com muitos positivados depois das férias, estamos incertos sobre o que este ano 2+2, nos reserva nos incomodando muito. Acalma o nosso coração, alinha o nosso coração com o Teu. Sonda-nos oh Deus, enche-nos do Espírito, cura o nosso coração e nos renova em Jesus. 

    O caminho da sabedoria é aceitar ficar a sós, sozinho, e isto se começa ainda criança, ficando infeliz quem não entende a casa desde cedo. Podemos perdoar a nós mesmos, porque fomos perdoados da nossa imperfeição. Podemos parar de girar em torno das falhas, nos inserindo dentro do amor misericordioso e incondicional do Criador, sempre em crescimento para conhecer bem a sua casa, assumindo e caminhando na vida em plena obediência e confiança N’Ele, o dono da casa. 

    Confiar não é ter ações ou tomar decisões em função da maioria. É oferecer sem nada em troca. É generosidade que oferece a sua melhor parte. É ser quem de fato é real por dentro, confiando no dono da casa, mesmo que só use um ‘stinlingue’ como usado por Davi, contra as muitas e poderosas armas de fogo do exercito de Golias, descrito em I-Samuel 17.41-45. 

    Sabemos que os nossos limites são estreitos, tendendo não aceitar o outro, dizendo não à vida na casa, entregando-se às ilusões, expectativas de ser aceito, ou outras manipulações cotidianas. 

    Daí, é lembrar que Igreja de Jesus é ComUnidade Corpo, de interação relacional apenas com Jesus, para Ele executar sua obra em cada um, fazendo com que se entenda e saiba como é a sua casa, se renovando dia a dia, como diz II-Co 4.16: mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se refaz de dia em dia, com sua Graça renovadora, morando com Seu Espírito em casa. 

    A vida não está ligada na força ou elegância do próprio corpo, mas é antes, a vida no Espírito como morada Dele. Confiando plenamente em Jesus e não na sua própria inteligência, tudo se renovará a cada dia, nos retirando das profundezas da terra ou do buraco escuro da depressão, tendo outra força para sempre começar de novo. 

    Na verdade, não somos capazes de compreender Deus, mas somos convidados a confiar Nele, morando na Sua casa para poder viver bem, sem fugir de nós mesmos e das nossas limitações, assumindo de fato quem somos, sentindo a leveza e a tranquilidade de entrar em seu interior, valorizando o momento especial de ficar a sós com Ele, para os demais ajuntamentos e partilhas a favor do Reino de forma integral como Igreja de Jesus. 

     - (O livro traduzido por Edgar Orth, escrito por Anselm Grun: A sublime arte de envelhecer, da Editora Vozes, traz várias afirmações do real Interior com segurança, prazer e alegria em bem-estar na vida. “citação”). 

Edgard F Alves.