Citados por três vezes, Abraão é o único homem da história chamado de amigo, por Deus. Ele foi um tipo de Jesus, pai das gerações e das nações, como os Judeus, Árabes e Cristãos.
Davi, Moisés, Abraão e outros também erraram, assim como hoje, ainda erramos muito. Deus carregou incondicionalmente e ainda acolhe sem obrigar ninguém, a todos que aceitam o convite para entrarem na Arca.
A arca de Noé, tinha 140 metros e 3 andares, mas apenas 1 Porta de entrada, representando que um dia viria um homem num tipo da arca, que teria apenas uma opção de entrada. Tudo simbolizando, que Jesus viria no futuro como cumpridor da promessa no projeto de Deus.
Bendito o fruto do ventre, Jesus. Ele veio neste
mundo como homem, através de uma menina de 15 anos, morena da periferia, para acolher
quem desejar ser amigo de Deus.
Ele disse: “na casa do Meu Pai há muitas moradas, Eu vou preparar o lugar e onde Eu estiver estará vós também. Eu vou receber e habitar em todos que baterem na Minha porta”. Por natureza Deus é bom, acolhedor, justo, santo, verdadeiro, inabalável e imutável.
“Deve-se ler
a Bíblia a partir de Jesus e não Jesus a partir da Bíblia” (Caio Fábio). A
árvore videira é Jesus. Ele é o mestre que ensina com a sua própria vida humana,
de como participar deste novo Reino, que
se tornará perfeito na Sua volta.
Pode-se ter consciência, conhecendo quem de fato é Deus, para gerar o sonho da Esperança e do futuro, tendo confiança na obediência, podendo dar bons frutos se houver ligação com a Videira, como a única opção de se alimentar todo dia em contemplação e solitude pessoal.
Jesus não pode ser diminuído em nada. Neste mundo temos um confronto que é humano e temporário como num grande circo. E cada um tem dentro sí, dois (2) cachorrões brigando:
Um, é o do mundo que está fora do trabalho de Deus, dominado pelo diabo. O outro, é a da natureza herdada de Adão, ajustada pela Graça. A briga dos dois cachorros dentro de cada um, terá um dominador vencendo o outro, e o vencedor será aquele que for melhor alimentado, podendo diminuir ou abafar o outro lado. O alimentado pela Graça vence.
O projeto de Deus é de graça, a nota promissória da dívida foi rasgada, dando conhecimento ao homem de sí mesmo e da sua condição humana, que gera a confissão. Confissão é concordar, homologar, parceirizar e reconhecer quem de fato ‘eu sou’, sendo acolhido e abraçado por Jesus, para andar juntos neste mundo, acolhendo um ao outro em amizade sincera.
Depois da arca de Noé, o arco íris, é o símbolo da volta
de Jesus, quando Ele assumirá de vez como o Rei do novo Reino, entrando todos
aqueles que já bateram na Sua porta.
A salvação em massa não existe. Jesus acolhe e dirige de forma pessoal, habitando dentro de cada um, que O escolher como amigo pela fé. Fé é crer, obedecer e confiar, Nele, como convidado para andar com Ele neste mundo, sendo usado por Ele, no serviço de uns aos outros, para encontrar os desejosos de entrarem nesta única Porta. A da Cruz.
Edgard F Alves