Servindo com liberdade
O que realmente importa e tem valor na vida é a justiça, o direito, a misericórdia, a fidelidade e a liberdade. Mas nem sempre se entende ou se assume, por causa do domínio de mamon e outros deuses dominantes, tornando tudo na vida incorreto, deletério e liquefeito.
O fascínio da riqueza (mamon) é do ouro, da acumulação, do poder de compra, saldo bancário, juros, aplicações, bens, consumismo, economia, inveja e correrias, às vezes até buscando a Deus e na igreja para resolver questões materiais e assegurar o seu conforto com base no dinheiro e na boa comida, vivendo em palácios, altos voos, aviões, concentração de renda em crescentes e constantes insatisfações.
Liberdade é servir e compreender o outro dependendo de Deus por conhecê-Lo verdadeiramente, seguindo-O sem nada em troca. Liberdade é entrar no deserto dos sofrimentos, confiando plenamente no plano Dele, através do Quarto de Escuta, na solitude, meditação e contemplação, pelo aprendizado diário com Ele, no valor de uma vida na família, em comunidade que serve olhando pra frente, nos tempos difíceis, sem nenhuma presunção, personalismo ou merecimento próprio, porque é sempre Deus que conduz tudo.
É de fato retirar os olhos do visível, vivendo o dia a dia, sentindo a direção do Espírito, na mediação de Jesus, identificando e conhecendo o Pai na intimidade e amizade com Ele, habitando em simples tendas no meio da comunidade.
Lembrar que ao jovem rico, Jesus propôs viver com menos e doar mais, dizendo: “se você quiser ser perfeito, vende tudo que tem e doe aos pobres. Aí você verá que o verdadeiro tesouro está nos céus. Depois venha e siga-Me”. (Mt 19.21).
Todos nós precisamos caminhar pela realidade onde se vive, com todos os desafios, desajustes e complexidades, uma vez que as nossas próprias soluções não são sempre as mais propícias, pela facilidade com que julgamos a vida alheia.
Mas o silêncio é que viabiliza o olhar, para aquilo que grita dentro da gente, contra o que se cala ou se apaga com os barulhos externos. O silêncio ensina aprender a Escutar o outro. Silêncio é meditar, ouvir, orar e agir pela bíblia todo dia.
Edgard F Alves