10.2.14

Vocação, Chamado, Talento

TALENTO não é tudo 
Talento é tudo? Tempo ou Idade? Homem ou Mulher? 

De fato a igreja é liderada por presbíteros ou anciãos regentes e docentes e não mais por apóstolos, também para a diaconia social pelos diáconos e outros ministérios eclesiásticos e soteriológicos de acordo com a ação, interesse, escolha de Deus, segundo os dons e talentos dados por Ele,  sem dicotomias. Pois o homem é líder da sua casa e também lava pratos na cozinha da igreja após as confraternizações e ensina e discípula crianças de 0 a 12 anos na Escola Bíblica e outras coisas mais como Jesus mesmo faria. TODOS os que aceitam são chamados para fazer discípulos e a ação especifica e especial vem de Deus nos capacitando para exerce-la no momento e da forma correta estando Nele, uma vez que como David: Ele não confiava em si mesmo. 

Eles pastoreavam a igreja e velavam por ela (Hb 13.17; At 20.28; 1Pe 1.2), ensinavam a sã doutrina (Tt 1.9), exerciam supervisão espiritual (1Pe 5.2) e serviam de exemplo de uma vida cristã fiel (1Pe 5.3).

Adotar a prática bíblica requer a exposição paciente da Escritura – engajando todos em pequenos grupos ou Núcleos Pequenos na tarefa de interpretar e aplicar a Palavra de Deus. Muitas objeções a mudanças na estrutura para nossa contemporaneidade do ensino e vivência da igreja perdem a sua força quando todos pensam biblicamente.

Discipular é caminhar juntos passando experiências e ensino de “Si pro do Lado”. É investir na vida do outro, conhecer e ajudar mutuamente na caminhada de intimidade e comunhão com Jesus.

“Velocidade Mata”. Apenas crescimento número e financeiro também. Quanto tempo é necessário para o entendimento de todos? Isso varia muito de pessoa a pessoa, de líder a líder, de família a família, por isto é preciso paciência e discipulado para aprofundamento levando à maturidade e da maturidade ao serviço.

Então, se você quer que isso mude, deve ensinar pacientemente para não arrancar o trigo com o joio. Todos irão conseguir ler, sentir e ouvir a voz de Deus na mensagem em plena comunhão horizontal com os demais irmãos na grande celebração onde se encontram todos os Núcleos. Irão encontrar num Núcleo em casa para compartilhar e levar amigos para a presença e poder de Jesus, depois de apropriar e aprender o ensino no coração pelo Quarto de Escuta e devocional pessoal.

Sendo intencional e super perseverante, dê espaço para desenvolver um relacionamento com 2 a 4 pessoas, procurando o entendimento bíblico da estrutura em Núcleos Pequenos à partir da mensagem e do grande encontro de famintos por Jesus.

Núcleos pequenos na missão integral é o lugar natural onde com os dons dados pelo Espírito, se aprende a servir os outros participantes – membros ou não – do mesmo Núcleo, se juntando todos os demais Núcleos na grande Celebração Dominical. Quando você se alia com Deus, todos os membros do Núcleo experimentam a transferência de vida. No Núcleo nasce a capacitação de um a um e não todos juntos numa classe.

O mundo mudou e a espiritualidade é menos credo, menos proposital, mais relacional, mais vivencial e mais sensorial.

Jesus é quem mandou: Vão e façam discípulos, ensinando tudo que Eu lhes tenho ordenado. Mt 28.18-20.

Discipulado por meio da vivência é trabalho em equipe. Todos são envolvidos e não pesa a grande carga para um líder fazer atendimento a todas as necessidades.


Edgard F Alves.