12.7.13

Deus não Governa quando eu trabalho

Quando não trabalhamos Com Ele.   

Ele não governa 
Ele não governa. É o que afirmamos quando tentamos fazer tudo, desconsiderando Seu governo, sem o relacionamento de amizade com Ele, pois o Seu desejo é que trabalhemos com Ele e não para Ele. A solitude, contemplação e quarto de escuta diário é a essência da amizade com o Criador que governa o Seu Reino, onde estamos inseridos por causa de Jesus, animados pelo Espírito Santo. Esta é a essência que gera e mantém o amor e o relacionamento com o irmão em comunidade, como Agentes da Missão de Deus que somos.

Deus Pai é trino e relacional e criou tudo que existe. Vendo que era tudo muito bom fez o homem à Sua imagem e semelhança para cuidar da criação na sua companhia, para Sua glória como autor e mantenedor de tudo que criou.

A proximidade e amizade com Deus é um enorme privilégio, que pode ser intensa e íntima, porque Ele sujeitou tudo ao homem e não aos anjos.

Ficamos separados de Deus pelo pecado e nos distanciamos da Sua intimidade e amizade de amor, afirmando que Ele não é capaz de governar e comandar a Sua própria criação.

Achamos que Deus não governa, porque aprendemos com as nossas tradições culturais e religiosas que Ele transfere poder para que os escolhidos realizem Sua obra para Ele, uma vez que Ele não consegue dar conta do mundo todo sozinho.

O dono de uma empresa quando contrata um administrador, ele está contratando um técnico capaz, bem selecionado, para trabalhar Para ele, porque o dono não tem capacidade para cuidar diretamente de todas as áreas da empresa exigindo que ele delegue em confiança. Mas Deus tem total controle e capacidade de trabalhar em amizade relacional com todos, em todos os lugares ao mesmo tempo. Por isto, o convite é para trabalhar Com Ele e não Para Ele.

Quando é que nos distanciamos de Deus?
Na hora em que procuramos fazer alguma coisa Para Ele, buscando mérito.
Na hora em agimos como sócios capazes de comandar e cuidar da terra.
Na hora em que enviamos ou saímos para cumprir com a nossa eficácia a evangelização do vizinho, amigo, região, cidade ou mundo.

Quando é que aproximamos de Deus?
Na hora em que procuramos fazer alguma coisa Com Ele, pois Ele governa tudo e quer comunhão relacional e interativa dirigindo cada momento a nosso favor.
Na hora em que agimos como gerentes Com Ele, por ser aquele Dono que deseja trabalhar junto em amizade e pleno cuidado com o meio ambiente.
Na hora em que enviamos ou saímos para servir o outro, onde Deus está trabalhando, para agir Com Ele em amor, obediência, fazendo discípulos, batizando e ensinando a guardar no coração, sempre deixando o resultado com Ele, que governa todas as coisas a nosso favor.

Na Bíblia: “Não foi a anjos que Ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando. Que é o homem, para que com ele Te importes? E o filho do homem, para que com ele Te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra;
tudo sujeitaste debaixo dos seus pés
" Hb 2. 5-8 e Sl 8.4-5. – “Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos”. Hb 2.11.


Edgard F Alves 

1.7.13

Respostas de um Pai ao Filho longe por email

RESPOSTAS DE UM PAI PARA UM DOS FILHOS LONGE. Mensagem de e-mail. 


NO Caminho 
Pai,
Tira umas duvidazinhas minhas:

1. O que eh profecia? Como ela acontece hoje?
(1 Coríntios)
No AT Deus falava pelos profetas, que traduziam e orientavam o povo. Hoje, Ele nos fala em Jesus, através do Espírito que habita em nós. Uma profecia é uma revelação de Deus. Podemos ouvi-Lo através da Bíblia, da oração, das circunstancias, das pessoas, através da comunhão e intimidade relacional com Ele no quarto de escuta. Não creio que exista profecia ou revelação especial a alguém fora da comunhão e zelo com a oração pessoal, contemplação e relacionamento com Ele e com os outros em amor.

2. O que Paulo quis dizer em "as mulheres devem ficar caladas nas reuniões de adoração. Elas não têm permissão para falar. Como diz a Lei, elas não devem ter cargos de direção. Se quiserem saber alguma coisa, que perguntem em casa ao marido. É vergonhoso que uma mulher fale nas reuniões da igreja." (1 Coríntios 14:34, 35 NTLH)
Qual o contexto dessa passagem?
É a bagunça bagunçada dos "corintianos" (nada contra). Mas entendo ter sido a necessidade do momento de que o homem precisava conscientizar e assumir a responsabilidade sacerdotal da família. Se Adão tivesse protegido e exercido a sua liderança com Eva como era de se esperar, talvez os dois juntos com maior força pudessem evitar a queda naquele momento, mas ele ficou observando sem assumir nada e Deus. E no final Deus não chamou por Eva que tinha introduzido os danos, mas chamou Adão, onde estás. Paulo apela pra necessidade de equilíbrio e para cada um assumir o seu papel de forma leve, suave e alegre. Jesus valorizou e trabalhou com as mulheres e por elas foi sustentado financeiramente. Mas não retirou o papel de liderança e responsabilidade do homem, dizendo que a mulher não precisa morrer pelo marido, mas o marido sim tem de dar a sua vida em proteção da mulher, da mesma forma como Ele fez com a igreja.

3. Em atos 5, pq Ananias e Safira morreram? Morrer não é pesado demais?
E o perdão nessa história? 
É pesado e drástico sim. Sofremos, temos doenças e outras dificuldades em mera conseqüência das nossas opções e decisões. Uma pessoa que fuma a vida inteira vai morrer de câncer e ainda pede cura a Deus. Outra pessoa consegue ver Deus com Medo, por causa da sua formação e não com Respeito pela autoridade absoluta sobre tudo e sobre todos. Respeito por Deus que ama de verdade e age com misericórdia relevando ou perdoando nossas limitações e pecados passados, presente e futuros.
Creio que os dois, Ananias e Safira, foram salvos, porque criam e não porque não pecaram. Mentiram contra o Espírito Santo e Deus e não puderam mais viver com os iguais na terra, mas passaram para uma vida na presença de Deus porque criam. Os pecados foram perdoados no passado pela justiça em Jesus. São perdoados no presente, pela santificação e comunhão com Jesus e são perdoados no futuro pela glorificação garantida pela ressurreição de Jesus. A salvação é gerada e iniciada por Deus ainda na eternidade e não depende em nada do homem, exceto crer, agir e obedecer tudo que Ele tem ensinado apenas pela fé em Jesus.  


Bjo. 
Bjs.