27.9.12

Pentatlo de Guerra




Pentatlo olímpico (de guerra) do cristão. 

Quais as duas principais ordenanças da Bíblia?  

1. “Ame o Senhor Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento. Ame o seu próximo como a si mesmo.
Lucas 10. 27

2. Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
Mateus 28. 19-20

Estas 2 ordenanças geram o “Pentatlo” do cristão:
1-     Amar a Deus (e sentir-se amado por Ele).
2-     Amar o próximo (não de qualquer jeito, mas como ama você mesmo).
3-     Fazer Talmidim (discípulos, seguidores de Jesus).
4-     Batizar (envolvimento comunitário, compromisso).
5-     Ensinar (não o que quer, mas a obedecer às ordenanças).

Pentatlo é a competição das olimpíadas que exige maior equilíbrio emocional e técnico para que uma modalidade não atrapalhe a outra chegar no resultado final.
Da mesma forma é a vida cristã como uma guerra ou caminhada que exige obediência para ter vitória sobre o pecado até a volta a Jesus.

Batismo é o símbolo daquilo que foi gravado no coração pelo Espírito Santo, numa marca externa do compromisso com Jesus e do envolvimento consciente na Comunidade local, dentro da Missão de Deus.

Discipulado é o ensino em grupos ou pessoa a pessoa, num programa de vivência e estudo bíblico com aprofundamento de experiências com Jesus para a vida, tendo companhia de jugo, prestação de contas e transparência de alma.

Edgard F Alves  

9.9.12

Quarto Escuta Sl 909.12



ESPIRITUALIDADE NO QUARTO FECHADO  

Pecado não é o que eu faço ou deixo de fazer. Em Jesus,  pecado é o que eu sou e carrego dentro do coração, as minhas intenções. 
Odiar, isolar, maltratar, desconsiderar uma pessoa, é o mesmo pecado do assassino monstro de Oslo que matou 77 pessoas na Noruega e disse ser inocente, sem culpa, por estar em defesa do país. 
Desejar, olhar com impureza, enganar uma outra mulher ou homem, é o mesmo pecado do adultério, do ficar, do possuir com todas as suas consequências. 

É preciso uma profunda confiança de que eu sou pecador, para entrar na intimidade relacional e comunhão com quem tirou o pecado do mundo, sendo a única maneira de Deus aceitar a intenção de aproximar-se Dele para conversar e manter uma espiritualidade da alma num ambiente de confança mútua. 
Aprender da Biblia para a prática do dia-a-dia é não depender das boas obras para entrar nos céus. Ler, pesquisar, meditar e orar no quarto de escuta é a essencia da espiritualidade que produz fruto verdadeiro. 

A melhor tradução de João 3.16 está no novo testamento judaico: Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo que nele CONFIA possa ter vida eterna, em vez de ser completamente destruído. 

Amar a Jesus e sacrificar-se vivamente por Ele é enxergar as pessoas, família e amigos com os olhos de Deus, amando-as como pecadoras, fazendo-as seguidoras sob a auto negação total como discípulas de Jesus, com envolvimento e compromisso comunitário selado pelo batismo em nome da Trindade e ensinando a guardar no coração, observando com persistência e insistência, não o que eu quero ou o que a igreja quer, mas o Seus mandamentos. Mt 28.19-20. 

Edgard F Alves